Versículos Isolados

    Não consigo classificar a Tanach (Bíblia) no mesmo nível e tapamar de um mero e insipiente manual de alto ajuda.  Sei que a Palavra trás muitos relatos positivamente inspiradores cujos conteúdos podem motivar e reanimar. Entretando, nada deve fugir do contexto no qual tais relatos estão inseridos onde expressam e imprimem, no tempo e no espaço, as revelações dos Estatutos Eternos de D'US e a consolidação dos mesmos na história dos homens. Como também, nada deve fugir ao cumprimento do propósito maior que predicam a existência dos Escritos Sagrados.
 
    Versículos isolados, soltos descriteriosamente nas redes sociais, ou Bíblias que são abertas a esmo para consultas e demais tipos de consultas aleatórias, mais se assemelham aos métodos heréticos revelatórios e adivinhatórios, do que com a pura expressão dos Oráculos de D'US. Versículos não são munições de atiradeiras disparadas aleatoriamente, antes, fazem parte de uma composição una e incorruptível que é a Palavra de D'US.
 
    O conhecimento das coisas de D'US demandam estudos, reflexões e práticas na profundidades necessárias para promoverem a absorção de tudo aquilo que D'US tem para as nossas vidas. A funcionalidade versicular é uma cadeia e um encadeamento que se completa com o todo da vontade soberana de D'US. Não se atinge este alvo com versículos atirados à sorte de maneira desvinculada da contextualização dos Escritos Sagrados.
 
    Soltar irresponsavelmente versículos, por conta própria, sem motivos e sem destinos específicos, soa esnobe com falsos e pretensos ares proféticos. Como se o emissor expressasse apenas sua própria necessidade de se alto afirmar justamente aquilo em que ele é mais deficiente. Se quer dizer algo para alguém, vá até esta essoa e lhe diga honesta e claramente usando as suas próprias palavras e se responsabilizando por elas.
 
    Ninguém precisa ficar enviando e recebendo versículos soltos de quem quer que seja, pois Bíblia por Bíblia cada um tem a sua. Penso que se poderia fazer maior diferença e ser mais eficaz se houvesse junto ao versículo um compartilhamento das experiências pessoais inseridas na mensagem do versículo. Testemunho pessoal na vivência de um versículo estatutário, isto sim, poderá contribuir muito com as demais vidas. Outra contribuição igualmente válida é expressar o entendimento e os frutos das reflexões íntimas sobre os versículos.
 
    Agora, citá-los isoladamente apenas por citar, sem contexto algum, sem nenhum testemunho pessoal, sem dissertação alguma, sem o relato de experiências oriundas da prática ou da meditação, é quase inócuo e em nada contribui para o crescimento espiritual de quem os lê. Sem contar que o maior número de doutrinas heréticas foi jorjado na livre interpretação de versículos isolados, o que levou e ainda leva muitas pessoas a se distanciarem da Palavra de D'US. Como já dito, quem assim age pode estar tentando, apenas, suprir uma carência e uma deficiência de sua própria alma.
 
    Com isso concluímos que estudar, meditar e praticar a Palavra de D'US forma um conjunto interligado e subseqüente de ações edificantes que determinam o estágio do desenvolvimento da salvação inerente a cada um. É, portanto, coisa séria e santa!
 
    Shalom!
 
    Pastor e Profeta Eder Pinheiro
    Porque todo o Plano de D'US em nossas vidas começa e continua com a santidade!

Comments