Urim e Tumim 
(do hebraico אורים ותמים: Luzes e Perfeições)

D'US ordenou que se pusessem doze pedras preciosas engastadas sobre o material tecido do peitoral sacerdotal. Sobre cada pedra estava escrito o nome de uma das Doze Tribos de Yisrael. 
Além desses nomes as pedras possuíam também as seguintes palavras no peitoral sacerdotal: "Avraham, Yitschac, Yaacov, Shivtê Yeshurun." Estas palavras adicionais estavam distribuídas sobre todas as gemas, de tal maneira que cada pedra tinha o total de seis letras.
Assim, todas as letras do Alef-bet estavam incluídas no peitoral sacerdotal. O peitoral sacerdotal deveria conter todas as letras possíveis porque quando o povo de Israel precisava consultar D'US sobre assuntos importantes, essas letras se iluminavam, formando sentenças, a fim de transmitir a resposta de D'US.
O peitoral sacerdotal portava os nomes de nossos Patriarcas e das Tribos, para servir como lembrete do mérito de nossos grandes antepassados e o das suas Tribos. As quatro colunas aludem ao mérito de nossas quatro Matriarcas. Esses méritos auxiliavam o Sumo Sacerdote a obter expiação para o povo judeu.
Enquanto o Sumo Sacerdote usava o peitoral sacerdotal, não podia em nenhum momento esquecer o povo judeu. Tinha-os presentes (simbolizados pelos nomes das tribos) enquanto cumpria o Ofício Divino. 
 
Primeira Fileira
NomeTraduçãoTribo
OdemRubiReuven
PitdáEsmeraldaShim'on
BareketTopázioLevi

Segunda Fileira
NomeTraduçãoTribo
NofechCarbúnculoYehudá
SapirSafiraYissachar
YahalomDiamanteZevulun

Terceira Fileira
NomeTraduçãoTribo
LeshemJacintoDan
ShevóÁgataNaftali
AchlamaAmetistaGad

Quarta Fileira
NomeTraduçãoTribo
TarshishCrisólitoAsher
ShohamOnixYossef
YashfeJaspeBinyamin

Como as Pedras Foram Cortadas
As duas pedras preciosas das alças do avental e as doze pedras preciosas do peitoral sacerdotal deviam ser cortadas de um certo tamanho. Porém D'us proibiu que se usasse uma faca ou qualquer outro instrumento de metal para cortar essas pedras. As pedras incrustadas deveriam ser perfeitas, sem que faltasse a menor lasquinha sequer. Portanto, as letras sobre as gemas não poderiam ser gravadas através de instrumentos ou ferramentas, pois isto faria com que as gemas ficassem ligeiramente lascadas.
Moshê (Moisés) sabia que D'US havia criado na véspera do primeiro Shabat dos seis dias da Criação um inseto, pequeno como um grão de cevada, que possuía a maravilhosa habilidade de cortar qualquer material, inclusive a mais dura rocha, simplesmente passando por cima. Este inseto surpreendente se chamava shamir.
Moshê ordenou que se trouxesse o shamir. Os nomes das tribos foram escritas à tinta sobre as gemas. O shamir foi passado pelas pedras preciosas, e estas se cortaram exatamente sobre a linha marcada pelo artesão.
Quando o Templo Sagrado foi destruído, o shamir desapareceu.
 
Urim Vetumim, o Pergaminho Contendo o Nome de D'us Embutido na Placa
O peitoral sacerdotal foi feito de tal modo que era dobrado ao meio, formando um bolso. Neste bolso Moshê inseriu um pergaminho sobre o qual escreveu o Nome Indizível de D'US composto de setenta e duas letras.
Este nome fazia com que certas letras gravadas sobre as pedras preciosas se acendessem em resposta às questões que lhe eram perguntadas.
O nome urim vetumim significa:
Urim - as letras se acendiam (da raiz 'or', luz);
Tumim - sua resposta era final e inalterável (derivado de 'tam', perfeito).
Por isso, o peitoral sacerdotal além de ser chamado simplesmente de chôshen era também conhecido como 'Chôshen Mishpat' (mishpat - sentença), uma vez que a decisão final sobre cada assunto duvidoso era alcançada através da iluminação das pedras.
Apenas assuntos referentes ao rei, ao tribunal ou ao povo judeu poderiam ser consultados através das pedras. Não era permitido questioná-las para propósitos particulares.
O questionador costumava ir ao Sumo Sacerdote, que portava os urim vetumim. O Sumo Sacerdote voltava sua face em direção a Arca da Aliança (sobre a qual a Presença de D'US pairava), e o inquiridor, de pé atrás dele, tinha de perguntar a questão em voz baixa, no tom de quem está orando. O Sumo Sacerdote era então inspirado pelo HUACK HA KODESH (ESPÍRITO DIVINO). Ao olhar para as letras da placa que se acendiam, podia combiná-las corretamente e decifrar a resposta de D'US.
Os urim vetumim foram consultados pelo povo de Yisrael durante o período bíblico. Pararam de funcionar com a destruição do primeiro Templo Sagrado.
Aharon (Arão) recebeu o privilégio de portar o Nome Divino sobre seu coração como recompensa por sua felicidade, ao ouvir que seu irmão mais novo Moshê (Moisés)fora escolhido como líder para redimir o povo judeu. D'US disse: "Que o coração que não sentiu inveja porte a placa contendo o Meu Nome!"
   
שלום וברכה - Shalom u´vrachá! - Paz e Bênção!   

Pastor e Profeta Eder Pinheiro   
C.E.M - COMUNIDADE EVANGÉLICA MAKADESH   
www.comunidademakadesh.com | eder.pinheiro@comunidademakadesh.com      
"Porque todo o Plano de D'US em nossas vidas começa e continua com a santidade!"   
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