Parte I

YHWH

EHYEH-ASHER-EHYEH

“EU SOU O QUE SOU”

É o nome mais importante do CRIADOR, dentro do judaísmo, e é conhecido como “Tetragrama” por designar o nome das quatro letras que formam o Nome de D’US e expressa a terceira pessoa do imperfeito no singular do verbo ser. Este é o principal nome de D’US. É o nome da identidade de D’US. É um nome impronunciável e jamais deve ser usado irresponsavelmente e em vão conforme estabelecido em SUA Palavra. O “Tetragrama”não deve ser pronunciado, mas deve ser mencionado pelos homens apenas como: HaShem – O NOME.  

“E disse D’US a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Yisrael: EU SOU me enviou a vós.” (Êxodo 3:14)

Tanto para os apóstolos Pedro e Paulo como para o profeta Joel, conhecer o nome de YAHUH (D’us) é fundamental para o processo de salvação:

 “E acontecerá que todo aquele que invocar o nome de YAHUH (O Nome de D’us) será salvo...”. (Joel 2:32)

“E acontecerá que todo aquele que invocar o nome de YAHUH (D’us) será salvo.” (Atos 2:21)

“Porque: Todo aquele que invocar o nome de D’us (YAHUH), será salvo.” (Romanos 10:13)

 

YAHWEH

JEOVAH

YEOHVAH

ADONAI

É a combinação do “Tetragrama” YHWH com as vogais de ADONAI (meu Senhor). Foi uma forma encontrada para pronunciar o Nome de D’US sem temor. Desta forma D’US se revela com este Nome redentivo. Portanto, quando aparece o “Tetragrama” YHWH pode-se pronunciar JEOVAH, YAHWEH, YAHOVAH ou simplesmente ADONAI sem promover a corruptela do NOME YHWH.

“Apareci a Abraão, Isaque e a Jacó. Como O DEUS TODO PODEROSO (EL SHADDAI); mas pelo meu nome YAHWEH (JEOVAH, o nome redentivo) não lhes fui perfeitamente conhecido (em feitos e grandes milagres).” (Êxodo 6:3)

 

YAH

É a forma parcial ou abreviada do NOME SANTO DE D’US. O nome YAH é composto pelas primeiras duas letras consoantes do “Tetragrama” YHWH. A expresssão “Aleluia” ou “Hallelu-yah” é originada deste termo e é usada universalmente nos momentos de adoração e louvor a D’US. A palavra “HALLELU-YAH” significa LOUVE A YAH, ou seja, LOUVE AO SENHOR D’US.

“Cantai a D’US, cantai louvores ao SEU NOME; louvai Aquele que vai montado sobre os Céus, pois o SEU Nome é YAH, e exultai diante DELE.” (Salmos 68:4)

 

YAHWEH EL-ELOÉ-YISRAEL

O D’US PESSOAL DE YISRAEL

“Depois chegou Jacó em paz à cidade de Siquém, que está na terra de Canaã, quando veio de Padã-Arã; e armou a sua tenda diante da cidade. E comprou a parte do campo, em que estendera a sua tenda, dos filhos de Hamor, pai de Siquém, por cem peças de dinheiro. Então levantou ali um altar, e chamou-lhe o EL-ELOÉ-YISRAEL.” (Gênesis 33:18-20)

 

YAHWEH EL-OLAN

D’US DA ETERNIDADE

D’US DO UNIVERSO

Para nos lembrar que nossos inimigos são limitados, mas o NOSSO D’US ETERNO é o D’US DE TODO UNIVERSO, o D’US DA ETERNIDADE, portanto, nada devemos temer do adversário. É o D’US que não é limitado pelo tempo nem pelo espaço mas transita pelas fases da vida por toda a eternidade porque ELE é o D’US da eternidade.

“Plantou Abraão uma tamargueira em Berseba, e invocou ali o nome de YAHWEH, O D’US ETERNO.” (Gênesis 21:33)

                                   

YAHWEH EL-RHOÍ

D’US QUE TUDO VÊ

É AQUELE que não está indiferente a nenhum instante pelo qual estamos passando. É AQUELE que vê as nossas angústias, nossas lágrimas e, mesmo quando os homens nos abandonam e nos desprezam, EL-RHOÍ não tira SEUS olhos de cada um de nós, SEUS filhos, os quais consola, afaga e acaricia. Não há como se esconder e não ser visto por YAHWEH EL-RHOÍ.

“Então chamou a  JEOHVAH que lhe falava: Tu és D’US que tudo vê; pois ela disse: Não olhei eu neste lugar para AQUELE QUE ME VÊ?” (Gênesis 16:13)

 

YAHWEH EL SHADDAI

D’US TODO PODEROSO

Este é o D’US mais do que suficiente para as nossas vidas que concentra em SÍ todo o poder existente na existência. ELE tem poder sobre tudo e sobre todos, os céus, a terra, os mares, o universo, os animais, os astros, todo ser vivente, toda matéria e força dispersa ou concentrada no espaço estão submetidas e subordinadas ao Poder do Nosso D’US EL SHADDAI.

“Quando Abrão era de noventa e nove anos de idade, apareceu-lhe JEOVAH e disse: Eu sou D’US TODO PODEROSO (EL SHADDAI), anda diante de MIM e sê perfeito” (Gênesis 17:1)

                        

ABA

PAPAI

PAIZINHO

PAPAIZINHO

É como um filho amoroso deve tratar o seu pai. D’US é o nosso Pai Eterno e quer ter um relacionamento conosco de PAI para filho. Devemos ter um relacionamento vivo e intenso com D’US como filhos amorosos voltados para o PAI de nossas vidas.

“E, porque sois filhos, D’US enviou aos nossos corações o Espírito de Seu Filho, que clama: ABA, Pai.” (Gálatas 4:6)

“Porque não recebestes o espírito de escravidão, para outra vez estardes com temor, mas recebestes o espírito de adoção, pelo qual clamamos: ABA, Pai.” (Romanos 8:15)

                                                                                                                                          

YAHWEH ADONAI

SENHOR

D’US QUE É O NOSSO SENHOR (DONO)

Como o “Tetragrama” não deve ser pronunciado, ele deve ser mencionado simplesmente como “HaShem” (o Nome) ou então pronuncia-se ADONAI como o nome de D’US mais usualmente utilizado.

“Então disse Abrão: D’US meu Senhor (ADONAI), que me hás de dar, pois ando sem filhos, e o mordomo da minha casa é o damasceno Eliézer?” (Gênesis 15:2)

 

YAHWEH ELOHIM

D’US CRIADOR

ELOHIM está no plural e ELOAH está no singular. Mas referimos a D’US ELOHIM não no sentido de outros deuses, mas como sendo “im” um plural majestático (pluralis majestatis) ou de excelência (pluralis excellentiae) que expressa grande dignidade ao ser de D’US traduzindo-se como ELEVADÍSSIMO. É a fonte geradora e criadora de tudo que existiu, existe e existirá. É o primeiro nome de D’US que surge na Bíblia.

“E no princípio D’US criou (ELOHIM) os céus e a terra” (Gênesis 1:1)

 

YAHWEH EYALUTH

D’US FORTE

D’US QUE É A MINHA FORÇA

Diga ao fraco: eu sou forte. Quando somos fracos é que somos fortes porque nestes momentos, a Vida e a Força de D’US fluem melhor em nossas vidas porque estamos totalmente dependentes DELE.

“Jeovah é a minha força e o meu escudo, NELE tem confiado o meu coração e sou ajudado. Por isso, exulta o meu coração, e, com o meu cântico, O louvarei”. (Salmos 28:7)

  

YAHWEH GAAL

YAHWEH GMOLÁH

EL-GHEMULÓT

D’US REDENTOR

D’US RECOMPENSADOR

D’US DAS RECOMPENSAS

É o nosso D’US que nos tira da cova, daquela situação difícil, nos faz esquecer dela e nos recompensa pelo tempo de aflição em que clamamos por ELE.

“Porque eu sei que o meu Redentor (GAAL) vive e que, por fim, se levantará sobre a terra.” (Jó 19:25

“E D’US virou o cativeiro de Jó, quando orava pelos seus amigos; e o SENHOR acrescentou a Jó outro tanto em dobro a tudo quando dantes possuía. E, assim, abençoou o SENHOR D’US (GAAL) o último estado de Jô, mais do que o primeiro.” (Jó 42:10-12)

“Alegra-me em proporção aos dias em que fomos afligidos e pelos anos em que sofremos o mal.” (Salmos 90:15)

 

YAHWEH RAFAH

D’US QUE CURA

D’US QUE SARA

“ELE sara os quebrantados de coração, e lhes ata as feridas.” (Salmos 147:3)

 

YAHWEH SHALOM

D’US É PAZ

“Então, Gideão edificou ali um altar a D’US e lhe chamou: D’US É PAZ, e ainda até o dia de hoje está em Ofra dos abiezritas”.

 

YAHWEH ROHI

YAHWEH-RÁ-Á

D’US É O MEU PASTOR

“O SENHOR D’US é o meu pastor, nada me faltará.” (Salmos 23:1)

 

YAHWEH JIREH

D’US PROVERÁ

D’US PROVEDOR

“E chamou Abraão o nome daquele lugar: D’US PROVERÁ; donde se diz até ao dia de hoje: No monte de D’US se proverá.” (Gênesis 22:14)

 

YAHWEH KAINNAH

D’US ZELOSO

“Pois não adorarás a nenhum outro deus; porque Jeovah, cujo nome é Zeloso, é D’US ZELOSO.” (Êxodo 34:14)

 

YAHWEH SABAOTH

YAHWEH TSÉH-BAÓT

D’US DOS EXÉRCITOS

“Quem é esse Rei da Glória? Jeovah dos Exércitos, o Senhor dos Exércitos, Ele é o Rei da Glória.” (Salmos 24:10)

 

YAHWEH NISSI

D’US É A MINHA BANDEIRA

D’US É O MEU ESTANDARTE

“E Moisés edificou um altar, ao qual chamou: Jeovah é a minha bandeira.” (Êxodo 17:15)

 

YAWEH SHAMMAH

D’US ESTÁ PRESENTE

D’US ESTÁ AQUI

D’US ESTÁ ALI           

“Dezoito mil canas por medida terá ao redor; e o nome da cidade desde aquele dia será: D’US está ali.” (Ezequiel 48:35)

 

YAHWEH ELOAI

D’US MEU D’US

“E disse Josué: Ah, D’us meu D’us! Porque fizeste a este povo atravessar o Jordão, para nos entregares nas mãos dos amorreus, para nos fazeres perecer?” (Josué 7:7)