Mensagens‎ > ‎

O PRINCÍPIO DA HONRA

postado em 24 de abr de 2012 12:09 por Usuário desconhecido   [ 24 de abr de 2012 12:31 atualizado‎(s)‎ ]

שלום אחי הקרובים של ישוע - Shalom de YESHUA! - Paz de JESUS!  

O PRINCÍPIO DA HONRA (*)

“Pagai a todos o que lhes é devido: a quem tributo, tributo; a quem imposto, imposto; a quem respeito, respeito; a quem honra, honra” (Romanos 13.7)

Quando decidimos honrar, estamos plantando uma semente em nossa própria vida. Muitos pensam que a honra é um serviço a outros, mas a honra é um serviço que prestamos a nós mesmos. Alguns se apegam à visão de que “cada crente é um ministro” e a distorcem dando lugar ao orgulho e a desonra com os líderes. Liderados que retribuem com o mal o bem que recebem entram debaixo de maldição e esta se instala em sua casa (Pv 17.13).

Você não deixa de colher o bem que faz porque está escrito em Gálatas 6.7: “aquilo que o homem semear, isso também ceifará”. Muitas vezes, essa colheita do bem será através de outra pessoa que Deus levantará em sua vida, e não daquele a quem você ajudou diretamente. Quando os homens a quem você serve não honram, Deus mesmo vai honrar você (1 SM 2.30).
 
Vivemos em meio a uma geração que desonra, que não respeita mais os idosos, as autoridades, os pais, os líderes espirituais. A igreja precisa ser referência, ser um lugar diferente, onde funcionam princípios que o mundo ignora. Deus quer restaurar a honra que foi perdida em nosso meio. Ofereça sua vida como modelo de alguém que honra. Você é o reflexo do seu povo e o seu povo é a sua expressão. Se o líder vive em desonra, o povo também viverá. Você nunca vai ter dificuldade de caminhar com um líder que você honra e respeita. As honras públicas mudam histórias. As honras sociais mudam ministérios. Toda honra verdadeira produz mudanças profundas. Quando seu coração está sob o princípio da honra, você encontra inúmeras maneiras de honrar: abençoando financeiramente, dando presentes, elogiando, honrando publicamente, etc. Vejamos algumas maneiras de caminhar no princípio da honra:

1 – Honramos quando respeitamos o protocolo:

Pessoas e ambientes são diferentes e todo o lugar tem um protocolo. Obedecer aos protocolos da casa é uma questão de honra. Precisamos obedecer aos protocolos de tratamento: chamar a pessoa pelo título, usar “senhor” ou “senhora”. Precisamos também seguir o protocolo das roupas; dependendo da ocasião, do local ou da pessoa com quem se encontrará, a maneira de vestir tem que ser diferenciada. Precisamos ainda retomar o protocolo das palavras mágicas que foram esquecidas: bom dia, boa tarde, com licença, por favor, muito obrigado.

2 – Honramos através da gratidão (1 Ts 5.18):

A vontade de Deus é que nós, seus filhos, sejamos modelos de gratidão e que possamos encontrar uma razão para agradecer em todas as circunstâncias. Toda pessoa ingrata mais cedo ou mais tarde, vai cair no princípio da desonra, e quando alguém desonra as portas se fecham. Pessoas que honram são agradecidas. Somos gratos quando espontaneamente nos sentimos devedores para pagar a todos o que é devido (Rm 13.7-8), quando reconhecemos que o irmão nos foi enviado por Deus e o abençoamos (Lc 13.35).

3 – Honramos reconhecendo a autoridade:

Não há como você honrar se não reconhece a autoridade de Deus na vida do outro. Muita gente só quer se submeter a alguém que possui habilidades maiores que as suas, mas o requisito para nos submetermos a alguém é a revelação de que Deus colocou aquela pessoa sobre a nossa vida. Sem essa revelação a honra se torna algo quase impossível, porque nos tornamos incapazes de honrar a quem não reconhecemos.

4 – Honramos servindo (Jo 13.4-17):

O Senhor Jesus, na última ceia, tomou uma bacia e uma toalha e teve que ensinar os discípulos a honra pelo serviço. Servir no natural é também uma forma de honrar. Enquanto líder, você não deveria ficar esperando que ninguém viesse servi-lo, mas enquanto liderado, você jamais deveria perder a oportunidade de servir aos líderes.

5 – Honramos quando oramos (1 Tm 2.1-2):

Nós temos uma obrigação diante de Deus Pai: orar por todas as pessoas que estão revestidas de autoridade. Seu coração não se liga a alguém por quem você não ora. Portanto, crie o hábito de orar por aqueles que estão sobre sua vida. Temos um voto que estabelecemos em nossa igreja: orar pela nossa liderança todos os dias antes das refeições.

AS LEIS DA HONRA

Honra é o caminho pelo qual o Senhor pode liberar sobre nós sua benção e é o meio como podemos desfrutar da recompensa completa (2 Jo 8). Se quisermos a recompensa ou galardão completo que o Senhor tem para nós, precisamos receber o galardão de profeta, do justo e do pequenino (Mt 10.40-41). O apóstolo Paulo diz em Romanos 13.7: “Pagai a todos o que lhes é devido”. A quem você deve honra, pague com honra. Existe muita gente em dívida porque nunca honrou. Mas como podemos viver no princípio da honra de maneira prática e pagarmos nossa dívida? Existem algumas leis que regem a vida daqueles que honram, e não se esqueça que não honramos pessoas apenas, honramos unção que elas possuem.

- A unção que honramos é a qual servimos:

Não existe honra sem serviço. Se alguém honra, está preocupado em descobrir como servir, em pequenos gestos ou se esforçando para atender a um desejo daquele que está sendo honrado (Mt 10.42). Os valentes de Davi, mesmo com a própria vida em perigo, pegaram água para ele (2 Sm 23.15-16).

- A unção que honramos é aquela a qual nos submetemos:

Todo homem de honra terá um mentor em sua vida. Existem pessoas que são aparentemente pessoas de honra, mas não se submetem a ninguém. Por isso, elas não sabem realmente o que é honra. Quando você se submete, você segue a direção de quem está a sua frente e confia nesta pessoa. Você não pode se submeter a alguém em quem não confia. Pois se não confia, não se entrega, e não descansa e tem um relacionamento sempre tenso. Quando há confiança, o relacionamento é livre e saudável.

- A unção que honramos é a que abençoamos:

Abençoar é falar bem, é investir recursos, tempo, vida. Existe muita gente interessada em ser abençoada, mas com pouca disposição para abençoar. Você encontra pessoas para andar com você quando as coisas estão boas. Porém, quando passa por momentos difíceis, é raro encontrar pessoas para estar ao seu lado. Toda pessoa que vive no princípio da honra vai ser alcançada pelo favor e um dia vai encontrar alguém que investirá em sua vida. E isso acontecerá quando ela não for, não tiver e nem puder nada, e alguém resolver investir do nada.

- A unção que honramos é aquela na qual prosperamos:

Você nunca terá aquilo que critica. Você vai prosperar na unção que honra. É nela que vai crescer. A honra é uma semente que plantamos em nosso próprio favor. Toda semente de honra vai gerar uma recompensa de honra. Muitas vezes, nós não prosperamos mais em algumas áreas de nossas vidas porque não honramos determinadas unções.

 

Infelizmente, vivemos em meio a uma geração completamente distante da honra, que não recebeu honra dos filhos, dos pais, empregados ou da família. E hoje essas pessoas têm dificuldades de honrar. Elas se convertem, vêm para a igreja e não sabem nada sobre honrar; tratam todos de igual para igual. Temos que nos arrepender diante de Deus do que fizemos aos nossos pais, professores e líderes espirituais, dos atos de desrespeito, das palavras duras, críticas.

Precisamos deixar que o Espírito Santo ative dentro de nós o princípio da honra para que possamos desfrutar das promessas de Deus para nossas vidas.A honra é a chave do êxito. Aquele que critica o ministério jamais terá o seu ministério. Aqueles que desprezam quem ensina nunca terão a Revelação da Palavra de Deus. A unção que você honra é a unção que você vai ter.

(*) Fonte: Revista Vinha


שלום וברכה - Shalom u´vrachá! - Paz e Bênção!

Pastor e Profeta Eder Pinheiro    
C.E.M - COMUNIDADE EVANGÉLICA MAKADESH
www.comunidademakadesh.com | eder.pinheiro@comunidademakadesh.com
"Porque todo o Plano de D'US em nossas vidas começa e continua com a santidade!"

Comments