Mensagens‎ > ‎

IMBRÓGLIO DOUTRINÁRIO TEOLÓGICO (Ou: Momento Relax!)

postado em 28 de nov de 2011 08:02 por Usuário desconhecido
IMBRÓGLIO DOUTRINÁRIO TEOLÓGICO (Ou: Momento Relax!)

Na Tanach (Bíblia), entre outros exemplos, vemos os seguintes relatos:
- Elias denunciando as "falhas" de Acabe;
- Natã denunciando as "falhas" de Davi;
- João Batista denunciando as "falhas" de Herodes;
- Jesus denunciando as "falhas" dos Fariseus.
- Etc. ...

Pergunto: Estas "denúncias" estavam corretas? Eles podiam ter falado destas "falhas" assim tanto particular como publicamente? Senão ambas? Ou será que Elias, Natã, João Batista e Jesus erraram, pecaram porque "mediram" e "julgaram" seus semelhantes? Será que eles construíram ou desconstruíram mediante os propósitos divinos?

Será que Jesus entrou em contradição com Suas próprias palavras? Porque não foi ELE mesmo que disse que quando alguém falhar contigo é para acertar em particular com esta pessoa, ou no muito, chamar apenas um ou dois mediadores? (Mateus 18:15-16) Porque que com os fariseus ELE agiu diferente? Porque não eram "homens" e sim "víboras"?

Ainda: Se eles erraram, não estão portanto "desculpados" porque acabaram cumprindo o que também consta na Tanach? E que diz assim: "Quando eu disser ao ímpio: Certamente morrerás; e tu não o avisares, nem falares para avisar o ímpio acerca do seu mau caminho, para salvar a sua vida, aquele ímpio morrerá na sua iniqüidade, mas o seu sangue, da tua mão o requererei. Mas, se avisares ao ímpio, e ele não se converter da sua impiedade e do seu mau caminho, ele morrerá na sua iniqüidade, mas tu livraste a tua alma. Semelhantemente, quando o justo se desviar da sua justiça, e cometer a iniqüidade, e eu puser diante dele um tropeço, ele morrerá: porque tu não o avisaste, no seu pecado morrerá; e suas justiças, que tiver praticado, não serão lembradas, mas o seu sangue, da tua mão o requererei. Mas, avisando tu o justo, para que não peque, e ele não pecar, certamente viverá; porque foi avisado; e tu livraste a tua alma." (Ezequiel 3:18-21)

Ainda: Se eles acertaram e se suas denúncias foram cabíveis e aceitáveis dentro do compêndio de preceitos e práticas da Tanach, porventura, também hoje se aplica a nós o mesmo direito de "denunciar" aos outros o que eles estão fazendo e que está contrário a própria Tanach? Não incorrendo em quem denuncia a infração de estar "medindo" ou "julgando" seus semelhantes? Ou não temos este direito, pois apenas estes personagens o tiveram no passado, e hoje devemos esperar que eles “voltem” para fazer as denúncias sobre a atualidade?

Enquanto isto, quanto às falhas que grassam na igreja dos dias atuais, mediante os parâmetros acima: Qual a via de regra? Qual a exceção? Denunciar ou calar? Revelar ou omitir? E, afinal, onde estão os esclarecimentos, menos confusos que os bíblicos, sobre isto para eu troque a Tanach por este “documento”? Eis a questão!

**************************************************************
1Re 21:20 - E disse Acabe a Elias: Já me achaste, inimigo meu? E ele disse: Achei-te; porquanto já te vendeste para fazeres o que é mau aos olhos do Senhor.
1Re 21:21 - Eis que trarei mal sobre ti, e arrancarei a tua posteridade, e arrancarei de Acabe a todo o homem, tanto o escravo como o livre em Israel;
**************************************************************
2 Samuel 12 
7 Então disse Natã a Davi: Tu és este homem. Assim diz o Senhor Deus de Israel: Eu te ungi rei sobre Israel, e eu te livrei das mãos de Saul;
8 E te dei a casa de teu senhor, e as mulheres de teu senhor em teu seio, e também te dei a casa de Israel e de Judá, e, se isto é pouco, mais te acrescentaria tais e tais coisas.
9 Porque, pois, desprezaste a palavra do Senhor, fazendo o mal diante de seus olhos? A Urias, o heteu, feriste à espada, e a sua mulher tomaste por tua mulher; e a ele mataste com a espada dos filhos de Amom.
10 Agora, pois, não se apartará a espada jamais da tua casa, porquanto me desprezaste, e tomaste a mulher de Urias, o heteu, para ser tua mulher.
12 Porque tu o fizeste em oculto, mas eu farei este negócio perante todo o Israel e perante o sol.
**************************************************************
Mar 6:18 - Pois João dizia a Herodes: Não te é lícito possuir a mulher de teu 
irmão.
**************************************************************
Mat 3:7 - E, vendo ele muitos dos fariseus e dos saduceus, que vinham ao seu batismo, dizia-lhes: Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da ira futura?
Mat 5:20 - Porque vos digo que, se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, de modo nenhum entrareis no reino dos céus.
Mat 16:6 - E Jesus disse-lhes: Adverti, e acautelai-vos do fermento dos fariseus e saduceus.
Mat 23:13 - Mas ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que fechais aos homens o reino dos céus; e nem vós entrais nem deixais entrar aos que estão entrando.
Mat 23:14 - Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que devorais as casas das viúvas, sob pretexto de prolongadas orações; por isso sofrereis mais rigoroso juízo.
Mat 23:15 - Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que percorreis o mar e a terra para fazer um prosélito; e, depois de o terdes feito, o fazeis filho do inferno duas vezes mais do que vós.
Mat 23:23 - Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que dizimais a hortelã, o endro e o cominho, e desprezais o mais importante da lei, o juízo, a misericórdia e a fé; deveis, porém, fazer estas coisas, e não omitir aquelas.
Mat 23:25 - Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que limpais o exterior do copo e do prato, mas o interior está cheio de rapina e de iniqüidade.
Mat 23:27 - Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que sois semelhantes aos sepulcros caiados, que por fora realmente parecem formosos, mas interiormente estão cheios de ossos de mortos e de toda a imundícia.
Mat 23:29 - Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que edificais os sepulcros dos profetas e adornais os monumentos dos justos, (...)
**************************************************************

Enquanto isto (tudo), opto por continuar denunciando!
“Filho, EU te constituí por atalaia sobre a Casa de Yisrael. Tu ouvirás a Palavra da Minha boca e os avisarás.”
הכומר של הנביא ישוע
הבן, הכנתי לך שומר. תשמע מהפה שלי ולתת להם אזהרה. (Ezequiel 33:7)

Eder Pinheiro
www.comunidademakadesh.com
Comments