De Saulo para Paulo

Texto: Atos 9: 6 a 20

“...mas levanta-te e entra na cidade,

e lá te será dito o que te cumpre fazer...”

Esta passagem nos conta sobre a conversão de Saulo no caminho de Damasco. Chegando lá Saulo colocaria em prática mais uma vez aquilo que sabia fazer bem e em nome do Deus que servia que era perseguir e matar os cristãos. Saulo já tinha em seu poder cartas autorizando levar presos homens e mulheres daquela seita. E quando estava chegando a Damasco foi cercado por um resplendor de luz do céu, caiu por terra e ouviu uma voz que dizia: Saulo, Saulo, porque me persegues? E Saulo perguntou: Quem és Senhor? E Jesus respondeu: Eu sou Jesus, a quem tu persegues. Agora, levanta-te e entra na cidade. Lá te será dito o que te convém fazer.

O que você faria se Jesus falasse isto com você hoje?

-         Você faria de conta que não foi com você e seguiria seu caminho?

-         Você procuraria outro profeta para pedir confirmação?

-         Ou você faria como Saulo que reconheceu a voz do Senhor e prontamente obedeceu ao chamado?

 

Veja como muitas vezes temos caído por terra, temos ouvido a voz de Deus nos pedindo para deixá-Lo guiar nossas vidas e simplesmente nos fazemos de desentendidos ou até mesmo desobedecemos claramente por acharmos que Deus se enganou. Seguimos a nosso caminho sem ao menos olhar para trás. Na maioria das vezes, é muito difícil para o ser humano fazer como Saulo por não conseguir entender que Deus não age segundo as expectativas do homem e nem como o homem acha que deveria acontecer, porque Deus age no sobrenatural segundo a Sua própria vontade. 

 Dos versículos 7 ao 9 de Atos 6 vimos que Saulo ficou 03 dias sem enxergar depois que foi chamado a ir para Luz que é Jesus. Acontece o mesmo nos dias de hoje onde a pessoa fica como Saulo quando se encontra com Jesus e é chamado a ir sem ser dito o que fazer:

·        A cegueira toma conta das emoções porque não se consegue enxergar com os olhos da fé.

·        Perde-se a direção porque a insegurança toma conta dos sentimentos.

 E tudo o que o Altíssimo quer é que aqueles a quem Ele criou se entreguem em Suas mãos como crianças que confiam no Pai.

Dos versículos 10 ao 14 podemos ver que  quando se está cego e perdido, mas contrariando as expectativas de satanás, ele obedece ao Seu chamado, O próprio Deus prepara um Ananias para ensiná-lo a conduzir Seu povo nos caminhos D’Ele.

Assim como a Ananias Ele levanta homens e mulheres que se encaixam no chamado do Pai e que procuram corresponder a vontade D’Ele assim como está escrito em 1 Pedro 5: 1 a 3. (Aos presbíteros, que estão entre vós, admoesto eu, que sou também presbítero com eles, e testemunha das aflições de Cristo, e participante da glória que se há de revelar:
Apascentai o rebanho de Deus, que está entre vós, tendo cuidado dele, não por força, mas voluntariamente; nem por torpe ganância, mas de ânimo pronto;
Nem como tendo domínio sobre a herança de Deus, mas servindo de exemplo ao rebanho)

            Ele age desta forma para com a vida dos Seus porque no versículo 15 o próprio Deus nos elege como raça eleita, geração santa, povo de propriedade exclusiva do Pai. Se o ser humano é visto por Ele dessa forma como não confiar a Ele a vida que Ele mesmo criou e que tem por ela um amor maior do que se pode entender e até mesmo aceitar?

Nos versículos 17 a 19, Deus mostra que é necessário ser alimentado, exortado, ter um  Ananias caminhando lado a lado para ser fortalecido, para ser curado de toda cegueira. E a partir daí caminhar sendo guiado pela luz e proclamando a salvação que há em Cristo Jesus. Também nos mostra que mesmo assim por muitas vezes o homem terá sobre si o sentimento de que não é capaz e que ainda não se está pronto. E tudo o que o Altíssimo quer é que aqueles que Ele criou e escolheu se entreguem em Suas mãos como crianças que confiam no Pai.

No versículo 20 podemos ver que finalmente Saulo deixa se conduzir por Deus e começa a experimentar a boa, perfeita e agradável vontade do Pai em sua vida, se tornando o Paulo apaixonado por YAHWEH, HUACH HA KODESH e também YESHUA.

É o que eu e você devemos fazer se quisermos conhecer as Suas maravilhas, milagres, sobrenatural, dons, poder, autoridade, capacitação. O Senhor que cura as feridas, o Senhor que restaura casamentos, o Senhor que transforma maridos, esposas, filhos, que conduz para caminhos de vitória.

E muitas vezes não temos condições de enxergar o que Deus vai fazer. Mas Deus quer nos conduzir para sairmos da condição de Saulo que em nome D’Ele persegue os Seus, para a condição de Paulo que em nome D’Ele liberta e ama os Seus. Queira também mudar de nome na presença do Pai e deixe se conduzir por Ele.

 

Pastora Eliani Eretuze

www.comunidademakadesh.com