Altar de Cobre

D'us ordenou a Moshê: "Farás um altar de madeira de acácia. Deve ser quadrado".
Os sacrifícios eram oferecidos sobre este altar. Por isso era chamado do altar de sacrifícios. Também era denominado de:
  • O Altar de Cobre - pois era recoberto de cobre. 
  • O Altar da Terra - pois era construído sendo oco por dentro, e devia ser enchido de terra sempre que o povo de Israel acampava. 
  • O Altar Exterior - pois estava localizado no pátio do Tabernáculo.
Dois traços decorativos circundavam o altar. Um era uma renda de cobre atada à este; e outro era uma borda entalhada na parede do altar. A renda dividia o altar ao meio, sendo primordial para seu funcionamento: pois sangue de algumas oferendas devia ser colocado na metade inferior do altar, enquanto o de outras, na metade superior.
 
Os Milagres do Altar
D'us ordenou a Moshê: "Um fogo deve arder sobre o altar constantemente!"
"Mestre do Universo," objetou Moshê, "o fogo não derreterá a camada de cobre, e então queimará o altar, que é feito de madeira?"
"Estas regras podem ser verdadeiras no mundo físico," respondeu-lhe D'us, "Mas não se aplicam em Meu reino. Reflita, nas esferas Celestiais, os anjos de fogo vivem na proximidade dos depósitos de neve e granizo. Contudo, nenhum prejudica o outro. Enquanto você estava no Céu, andou através de compartimentos de fogo, e Minhas Hostes Celestes queriam te queimar, e não obstante você nem se chamuscou. Eu lhe asseguro que, apesar do fogo constante, o altar não será afetado."
Havia ainda mais dois milagres que ocorriam em relação ao altar. Apesar de estar localizado no pátio do Tabernáculo, a céu aberto, a chuva nunca extinguiu seu fogo. Além disso, a coluna de fumaça que se despreendia dele subia aos Céus na forma de uma coluna perfeitamente ereta e não era dispersada pelo vento.
 
O que o Altar Simbolizava
O propósito do altar (mizbêach, em hebraico) está indicado em suas iniciais. Concede ao povo judeu:
M - Mechilá - perdão
Z - Zechut - mérito
B - Berachá - bênção
CH - Chayim - vida
O Templo Sagrado em Jerusalém ficava no Monte Moriyá. D'us fez com que o Altar de Cobre, ficasse num local muito especial sobre aquela montanha. Foi construído no mesmo local onde Nôach (Noé) construiu um altar após o Dilúvio; e onde Avraham (Abraão) atou Yitschac (Isaque) com intenção de sacrificar seu filho ao Todo-Poderoso.
Comments